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quinta-feira, 12 de abril de 2012

QUINTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2012: "O VAIVÉM DO NADA DE NINGUÉM"

Se entedemos o perigo eminente na passividade da juventude contemporânea, a destruir estruturas sociais sem apresentar qualquer outro modelo supostamente mais adequado à realidade atual, devemos então empreender esforços para que as 'ciências humanas' libertem-se dos grilhões do subjetivismo cartesiano, distanciando-se do espírito possessivo da tecnocracia moderna proveniente desse arremedo de filosofia. Apenas a partir daí, pelo desenvolvimento dessas ciências, num relacionamento com o mundo então absolutamente humanizado, estarão aptas a colaborar na superação desse 'vaivém no nada de ninguém', dessa'alienação-em-si-mesmo', presentes no caráter dos homens da mal propalada 'sociedade do progresso', no mundo da economia culturalmente globalizada através do incerto neoliberalismo. Enquanto não lograrmos conquistar um relacionamento fundamentalmente isento frente ao espírito tecnocrata (despótico em sua natureza), os seres humanos, em sua imensa maioria, prosseguirão sua caminhada em círculos. A ideia de que entre os indivíduos há somente uma possibilidade de relacionamento, qual seja, 'a dos vitoriosos em êxtase do poder destrutivo e a dos vencidos em desamparo', é concepção fundada nos conceitos de 'potência' e 'impotência', baseada na hipótese de transposições de poder, ou, quando muito, em diminuição de poder. Insistir na exclusividade dessa via é condenar a si e a todos ao percurso interminável, sem sentido nem direção de uma circunferência absurdamente linear.
(Caos Markus)

QUARTA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2012: "SEMI"

Com o advento do Ensino à Distância, não pode causar estranheza um Governo Semi-Presencial. Atribuído ao analfabeto funcional o status de autodidata neófito, herdeiro do legado da 'Pedagogia do Oprimido' no 'Construtivismo' do desmonte da Educação, por que perplexidade qualquer diante de um Estado onde 'Democracia' e 'Governabilidade' passam a ter o mesmo significado? Um viva à Monarquia Presidencialista do Parlamentarismo Republicano! Salve o positivismo de August Comte! Porque Progresso é a Ordem no pavilhão em cores dinásticas portuguesas ! (Caos Markus)

TERÇA-FEIRA, 15 DE MAIO DE 2012: "VOTO E FALÊNCIA REVOLUCIONÁRIA"

Política do imperialismo, das burguesias e das burocracias para desviar os processos revolucionários, levando-os ao caminho sem saída da democracia burguesa: esta é apenas a enganosa 'reação democrática'. Buscando evitar que as massas optem pela mobilização direta, desde as suas lutas por melhores salários até formas mais elevadas de luta política, a via eleitoral -alardeada como máxima expressão democrática- não passa de manipulação das elites, pelo voto. Ainda que um candidato da burguesia seja derrotado nas urnas, a vitória da oposição significará alternativas dentro do mesmo regime. Isso só serve para criar falsas esperanças, enfraquecendo qualquer verdadeiro processo revolucionário. As urnas não devem ser, jamais, o objetivo da mobilização popular, sob pena de sua própria falência. (Caos Markus)

terça-feira, 10 de abril de 2012

SEGUNDA-FEIRA, 14 DE MAIO DE 2012: "DELINQUÊNCIA, O REVERSO DO ABANDONO"

PERFIL DOS ADOLESCENTES REVELA: QUANTO MENOS INVESTE-SE EM 'EDUCAÇÃO', INVERSAMENTE PROPORCIONAL, MUITO MAIS CRESCE A DELINQUÊNCIA Adolescentes em conflito com a Lei, conforme perfil do CNJ Adolescentes de 15 a 17 anos com famílias desestruturadas, DEFASAGEM ESCOLAR e envolvidos com drogas que cometeram, principalmente, infrações contra o patrimônio público como furto e roubo. Esse foi o quadro revelado no estudo lançado, nesta terça-feira (10/4), em Brasília (DF), pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso. A pesquisa Panorama Nacional – A Execução das Medidas Socioeducativas de Internação, feita com base nos dados do programa Justiça ao Jovem, buscou traçar o perfil dos 17,5 mil jovens infratores que cumprem medidas socioeducativas no Brasil e analisar o atendimento prestado pelas 320 unidades de internação existentes em território nacional. “O Justiça ao Jovem é uma adaptação da preocupação do mutirão carcerário à situação das crianças e adolescentes, que nunca havia sido pesquisada”, afirmou o ministro Peluso. O estudo foi realizado com base nos dados colhidos pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF). Entre julho de 2010 e outubro de 2011, a equipe do programa percorreu todos os estabelecimentos de internação do país, entrevistou 1.898 adolescentes e coletou dados de 14.613 processos judiciais de execução de medidas socioeducativas de restrição de liberdade em tramitação nos 26 estados e no Distrito Federal. A pesquisa servirá de base para a formulação de políticas públicas, tanto no Executivo quanto no Judiciário, que garantam a proteção de crianças e adolescentes no país, assim como a ressocialização daqueles que cometeram algum tipo de infração. Como resultado, A METADE DOS ADOLESCENTES PESQUISADOS É REINCIDENTE NA PRÁTICA CRIMINAL. Embora o roubo e o tráfico de drogas sejam as infrações que levam a maior parte dos jovens ao cumprimento de medidas socioeducativas (60% dos entrevistados), ENTRE OS REINCIDENTES A PRÁTICA DE HOMICÍDIO FOI TRÊS VEZES SUPERIOR, AUMENTANDO DE 3% PARA 10%. Diferente da média nacional, nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte, as infrações que resultaram em morte aparecem como segundo principal motivo de internação dos adolescentes, ultrapassando o tráfico de entorpecentes. PERFIL
O estudo revelou: CERCA DE 60% DOS JOVENS ENTREVISTADOS POSSUEM ENTRE 15 E 17 ANOS E MAIS DA METADE DELES NÃO FREQUENTAVA A ESCOLA. A maioria dos adolescentes infratores parou de estudar aos 14 anos, entre a quinta e a sexta série, o que demonstra a necessidade de se adotar no país políticas específicas voltadas ao combate da evasão escolar no ensino fundamental. Além disso, 8% deles não chegaram sequer a serem alfabetizados. Nesse aspecto, a desigualdade entre as Regiões do país ficou evidenciada no estudo. Entre os jovens entrevistados no Nordeste, 20% declararam que não sabem ler, enquanto no Sul e no Centro-Oeste essa proporção foi de apenas 1%. Em relação à estrutura familiar, o CNJ constatou que 14% dos jovens infratores possuem pelo menos um filho, apesar da pouca idade, e apenas 38% deles foram criados pela mãe e o pai. Além disso, 7 em cada 10 adolescentes ouvidos pelo 'Justiça ao Jovem' se declararam usuários de drogas.
SITUAÇÃO PROCESSUAL A maior parte dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação (73% dos 14.613 processos analisados) teve seus casos julgados pela Justiça com sentença definitiva, contra a qual não cabe mais recurso. O Nordeste e o Norte foram as regiões onde o CNJ verificou o maior percentual de jovens internos que ainda aguardam julgamento de seus processos (33% e 27% respectivamente). O fomento à prática de atividades externas no período de internação, como participação em cursos, eventos religiosos ou oficinas de profissionalização, se mostrou uma forma eficiente de evitar a fuga dos adolescentes, além de favorecer a ressocialização. ESTABELECIMENTOS O CNJ verificou ainda que faltam vagas no sistema brasileiro de medidas socioeducativas para atender de forma adequada os adolescentes infratores. A taxa nacional de ocupação das unidades é de 102%, sendo que os estados com a maior sobrecarga estão Nordeste. No Ceará, as unidades abrigam mais do que o dobro da capacidade, enquanto em Pernambuco a média é de 1,8 jovem por vaga e na Bahia 1,6. Quase a totalidade dos estabelecimentos (cerca de 90%) conta com atendimento de psicólogos e assistentes sociais. O mesmo não ocorre no caso de médicos e advogados, presentes em apenas 30% das unidades, o que compromete os direitos básicos à saúde e à defesa processual. Além disso, um terço dos estabelecimentos não dispõe de enfermaria e mais da metade não possui gabinete odontológico.
POLÍTICAS O diagnóstico traçado pelo CNJ, segundo anunica o órgão, servirá de base para a definição de políticas públicas capazes de garantir aos jovens sob custódia do Estado os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). A pesquisa indica que ações voltadas à manutenção das crianças na escola e estratégias de combate ao uso de drogas podem contribuir para impedir que elas entrem na criminalidade. O CNJ constatou ainda a necessidade de mais investimentos estatais na estrutura dos estabelecimentos de internação, muitos dos quais carecem de pessoal e infraestrutura adequada para promover a ressocialização dos adolescentes. (copydesk, Caos Markus)

DOMINGO, 13 DE MAIO DE 2012: "CONHECIMENTO IRREALIZADO E CULTURA CONTINUADA"

Com velocidade espetacular, as universidades parecem transformar-se em escolas profissionais com o exclusivo objetivo de produzir 'funcionários' robotizados; técnicos de todos os níveis. Esquece de sua missão primordial: formar a inteligência. Quer, isto sim, formatá-la! Não assume a iniciativa de promover, inventar ou reinventar a cultura num mundo que se desfaz e refaz. A universidade precisa ser entendida como um lugar de comunidade e comunicação, e não como um aglomerado de saberes justapostos, onde seus especialistas se ignoram reciprocamente, criando um círculo em que cada um dá as costas aos demais, em nítida traição à exigência que os congregou, qual seja, uma comunidade de saber que se afirma na unidade das disciplinas e do processo educativo. A universidade não deve e não pode ser um mero depósito central da cultura. Não é dela a função de distribuir um estoque de saber em pequenas porções aos educandos. Ensino e pesquisa não podem ser dissociados quando se busca o conhecimento. Contudo, a teoria, ou a força e o poder do conhecimento e da reflexão, deverá estar desvinculada das aderências políticas, administrativas e ideológicas. Não é papel do educador ser um transmissor de conhecimentos já realizados. É função do educador manter desperto no aluno o princípio da cultura continuada, jamais restrita e isolada na própria escola. Não cabe ao educador a adequação do conteúdo e da forma de seu ensino aos ditames do mercado de trabalho, às regras da produtividade, do rendimento. O educador, desvirtuando o real valor do ensino, se contentará em fabricar em série diplomados de todas as espécies, incapacitando-os à elaboração de uma teoria geral da cultura, apta a integrar os saberes no conjunto amplo do espírito e no sentido da totalidade humana. Um 'alquimista', esse educador possui uma falha de caráter que o "habilita" a fazer o que não é educação: ele não duvida de si mesmo, não questiona o seu próprio saber, pois que está 'protegido' pelas táticas didáticas cujo segredo mantém consigo nos rituais de suas técnicas pedagógicas. (Caos Markus)

SÁBADO 12 DE MAIO DE 2012: "IMPOSIÇÃO, IMPOSTOS E IMPOSTORES"

Há uma lei natural segundo a qual , à medida que a sociedade 'progride', uma coisa cresce de valor. Uma lei natural em virtude da qual o aumento da população, o progresso das artes e os melhoramentos de qualquer modalidade fazem crescer uma reserva que a justiça nos autoriza a observar para uso social. Pois bem, uma vez que o crescimento dessa reserva aplicável ao uso social significa aumento no ganho que toca igualmente a todos os membros da coletividade, oportuno um questionamento: não é claro que a lei, segundo a qual os valores da terra crescem com o progresso social (ao passo que crescem os valores dos frutos do trabalho), não é óbvio que essa lei tende -com o avanço da civilização- a tornar cada vez maior a parte que deve tocar a cada um dos membros da coletividade, quando comparada com a que lhe cabe pelos ganhos individuais? E desse modo, não tende a fazer que o avanço da civilização diminua as diferenças que, num estado social primitivo, existem entre os 'fortes' e os 'fracos', entre os ricos e os pobres? Essa lei não nos mostra que ao 'progresso' deva corresponder um outro 'progresso'? Não somente quanto ao poder e às faculdades dos homens, mas quanto à igualdade entre eles? Também não é a mais pura obviedade que o nosso desprezo por esses objetivos naturais está realizando exatamente o contrário -uma desigualdade cada vez mais monstruosa ?! A história mostra-nos que o valor da terra , decorrente do progresso social, é destinado a satisfação de necessidades sociais. Porque, a recusa em absorver ao uso comum os valores da terra (gerados pelo crescimento da população) implica na 'necessidade' de se obter as rendas públicas através de impostos. Impostos que diminuem a produção, tornam injusta a distribuição da riqueza produzida e corrompem a sociedade. Recusar o valor social da terra é pemitir que alguns se apoderem do que a todos pertence. E essa recusa gera um direito também natural: o da ação contrária, pela retomada à coletividade da terra que se lhe foi expropriada. Esse direito gera leis próprias, ou seja, que os intrumentos para a retomada sejam os de livre escolha pelos que da terra necessitam. Ainda que tais meios possam aparentar uma outra 'violência'. (Caos Markus)

SEXTA-FEIRA,11 DE MAIO DE 2012:"INTERSECÇÃO POLÍTICA-CATOLICISMO"

Através da identificação pelo étimo, a partir da semântica; no resgate da acepção original dos vocábulos; comumente, infere-se o que ensaios e teses afirmariam senão após a superação das premissas de suas antecedentes teorias. Nesse contexto, não será simples ilação constatar-se a proximidade (pelo conteúdo essencial) entre 'democracia' e 'catolicismo'. Se desnecessário maior esclarecimento da expressão 'política', tacitamente observada no primeiro termo, é imprescindível mais aprofundado detalhamento do segundo, em seu inteiro teor. Por 'católico', afinal, deve-se compreender o 'universal'. Nota-se, assim, em comum nas duas significações um mesmo sentido, propugnando ambas por conceitos de efetiva similitude -sempre na promoção da 'igualdade' entre os homens, quer pela 'vontade consciente da maioria', quer pela ampla abrangência característica da 'universalidade'. O que equivale dizer que 'catolicismo' e 'política' (no âmbito da 'democracia') co-existem por meio de intersecção. A adoção de 'instrumentos' a fim de se professar um credo baseado na confirmação de "preceitos democráticos" -como é o caso dos meios de comunicação, ou seja, a mídia em geral- impõe como prática mais imediata a lisura, se de fato a pretensão for a de criar hábitos condizentes com exclusivo fim, qual seja, o de propagar doutrina e dogma religiosos. Entretanto, comumente, o que se confirma é o conluio com quem faz da 'comunicação' odioso meio de mal disfarçada "chantagem". Pois, não obstante se dizendo religiosos, querem o "reino de César"; e de 'católico' somente incentiva o sentido do "universal" voltado às sua egocêntricas ambições pessoais. (Caos Markus)