Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

SEXTA-FEIRA, 22 DE ABRIL DE 2011: "LADO MAIS FRACO"

QUANDO A CORDA ARREBENTA PARA O MAIS FRACO CENTRO DE CONCILIAÇÃO CRIADO PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO inaugurou um CENTRO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS, com a INTENÇÃO DE FAZER ACORDOS EM PROCESSOS SOBRE RELAÇÕES DE CONSUMO, em CAUSAS RELACIONADAS A BANCOS, CONVÊNIOS MÉDICOS, ADMINISTRADORAS DE CARTÕES DE CRÉDITO, OPERADORAS DE TELEFONIA, EMPRESAS DE FINANCIAMENTO HABITACIONAL E ASSOCIAÇÕES DE ESTABELECIMENTOS DE ENSINO, principalmente. As tentativas de conciliação abrangerão processos que já tiveram sentença em primeira instância e agora estão no tribunal, após a apresentação de recursos. COMO SE O MERCADO NÃO TIVESSE SUAS PRÓPRIAS "LEIS", AS EMPRESAS QUE POSSUEM MUITAS CAUSAS NO TRIBUNAL PODERÃO INDICAR AO CENTRO PROCESSOS COM MAIORES CHANCES DE ACORDO. O TJ pretende que o Centro realize cerca de 5.000 "audiências" de conciliação por mês, através de uma equipe de 20 conciliadores, 20 escreventes e um grupo de estagiários. Levantamento em 7 Estados, entre outubro e dezembro de 2010, apontou que 25% DE 1.570 PESSOAS ENTREVISTADAS DECLARARAM JÁ TER SOFRIDO COBRANÇAS INDEVIDAS DECORRENTES DE RELAÇÕES DE CONSUMO.
(Caos Markus)

QUINTA-FEIRA, 21 DE ABRIL DE 2011: "SEXO DOS ANJOS"

Também no PT, não se discute o sexo dos anjos. Assim, Presidente ou Presidenta, tanto faz; ausente qualquer supostamente combativo petista no Executivo -pretenso populista, mas personalista, apenas; austera hipotética, porém protagonista de script sussurado da coxia, somente; o PT tem seu nome inscrito no "SPC", no "Serasa", tão grande é o saldo devedor no seu "cartão de crédito". Partido perdulário, a gastar sua "originária" e escassa diretriz política, esvaziando "ideário" e "conteúdo programático"; inúmeras são as "faturas" do seu débito, sempre cobradas com "atualização monetária", "juros moratórios" e, mais, "taxa selic". O Poder, preço altíssimo, é usurário contumaz. Por isso, jamais dá plena e geral quitação. À maneira de alguns policiais, a quem cabe aceitar o "cala-boca" no rateio da corrupção, se não quiser ser visto como alcagueta; Dilma terá, no mínimo, que se calar. Ou enfrentará os "capas-pretas" do partido, intranquilizando a "governabilidade"? Partido, aliás, ao qual faltou estagiar na Sicília, ao invés de fazer "buraco" em Cajamar.
(Caos Markus)

QUARTA-FEIRA, 20 DE ABRIL DE 2011|: "CRÍTICA NA CIDADANIA"

A formação dos educadores e da sua própria condição de cidadãos é quesito imediato, quando se propõe uma escola a tratar das questões sociais na mais ampla perspectiva da cidadania. Pois, os professores somente implementarão essa prática com o desenvolvimento, em si mesmos, da consciência de que são profissionais inseridos na característica de sujeitos críticos, contextualizados na realidade em que estão situados. Com efeito, precisam se posicionar como 'educadores' e 'cidadãos'. E assim, qualificando-se enquanto co-partícipes do processo de construção da cidadania, através da identificação e do reconhecimento de seus direitos e deveres, buscando a máxima valorização profissional.
(Caos Markus)

TERÇA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2011: "ATAQUE"

CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU AUTORIZA ATAQUE NORTE-AMERICANO NO CONTINENTE AFRICANO
OS E.U.A. MOBILIZAM MILHARES DE SOLDADOS
Soldados da Infantaria, Fuzileiros Navais e Força Aérea, aguardam ordem do Pentágono para, nas próximas 48 hs, invadirem vinte países africanos. O alvo da operação é o combate à fome em Chade, Mali, Burkina Fasso, Etiópia, Níger, Guiné, Serra Leoa, Moçambique, Benin, Guiné-Bissau, Central Africano República,Senegal, Timor-Leste, Zâmbia, Gâmbia, Bangladesh,
Papua, Nova Guiné, Zimbábue, Angola e Costa do Marfim. É esperada a rendição imediata dos milhões de desvalidos em todo o extenso território das 20 nações mais pobres do mundo.
(Caos Markus)

SEGUNDA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2011: "TRÂNSITO DE FRASES"

‎'Populista' é liderança de povaréu; 'popular' é representante do zé-povinho. Lula não é nada disso. Lula é' pop'. Pop star, ao gosto do rap, remaker repentista no passo e compasso do discurso rítmico. Lula é hip hop. Ele merece, no mínimo, um Grammy Latino, para inveja do ponta esquerda Chávez. ..................................... Eu sou canhoto. Eu votei em trânsito. E como sou pedestre, não sei dirigir, fui atropelado. A Democracia me atropelou!
(Caos Marcus)

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

DOMINGO, 17 DE ABRIL DE 2011: "A DISTÂNCIA ENTRE OS EXTREMOS"

DESIGUALDADES NO TRABALHOS CONTINUAM GRANDES A despeito do avanço dos indicadores da economia e do emprego no Brasil dos últimos anos, conforme, (como era de se esperar) pesquisas do IBGE, lamentavelmente,O TRAÇO MAIS MARCANTE NA ÁREA DO TRABALHO AINDA É A DESIGUALDADE: A DISTÂNCIA ENTRE OS EXTREMOS CONTINUA GRANDE. Embora os indicadores educacionais "tenham melhorado", segundo dados oficiais, é claro, ISSO NÃO RESULTOU EM REDUÇÃO DAS DIFERENÇAS RACIAIS, EM MOBILIDADE SALARIAL DAS MULHERES (AINDA GANHANDO BEM MENOS QUE OS HOMENS), nem impediu a existência do trabalho escravo - chagas que o Brasil ainda não conseguiu extirpar. AS MULHERES GANHAM MENOS QUE OS HOMENS EM TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS E EM TODOS OS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE. AS MULHERES TAMBÉM SE APOSENTAM EM MENOR PROPORÇÃO DO QUE OS HOMENS, E É ALARMANTE O NÚMERO DE MULHERES IDOSAS QUE NÃO RECEBEM APOSENTADORIA NEM PENSÃO. ESCREVEU O ECONOMISTA JOHN KENNETH GALBRAITH QUE -NUMA SOCIEDADE JUSTA- a expectativa de oportunidade de emprego e renda, assim como A CERTEZA DE QUE NINGUÉM SERÁ DEIXADO À MÍNGUA OU SEM TETO, RESIDE NO DESEMPENHO GERAL DA ECONOMIA. PARA JOHN K. GALBRAITH, MESMO SENDO GARANTIDO O EMPREGO, É NECESSÁRIA, NESTA SOCIEDADE JUSTA, UMA REDE DE SEGURANÇA PARA TODOS.
(Caos Markus)

SÁBADO, 16 DE ABRIL DE 2011: "OCULTO"

A racionalização é forma da atividade capitalista do tráfego social, regido pelo direito burguês da dominação burocrática. Essa racionalização progressiva da sociedade acompanha a institucionalização do progresso técnico e científico. O que não passa de ideologia, pela qual se entende uma maneira determinada de domínio político oculto. A dominação racional tende a tomar o lugar da tradicionalmente opressora, violenta por essência; e a sua legitimação ocorre através da crescente produtividade, a possibilitar uma vida mais prazeirosa. Portanto, não por meio da tecnologia, mas, sim, como tecnologia, se dá o domínio do homem sobre o homem, mediante a natureza dominada. (Caos Markus)

SEXTA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2011: "PÓDIUM"

BRASIL NO PÓDIUM: LIDERANÇA EM HOMICÍDIOS DE JOVENS O Brasil é o sexto país no ranking de homicídios entre jovens. De acordo com o estudo Mapa da Violência 2011, divulgado pelo Ministério da Justiça, A TAXA DE HOMICÍDIOS ENTRE PESSOAS DE 15 A 24 ANOS SUBIU DE 30 MORTES POR 100 MIL JOVENS, EM 1988, PARA 52,9, EM 2008. Nesse período, o número total de homicídios registrados no país cresceu 17,8%, ao passar de 41,9 mil para 50,1 mil. De acordo com a pesquisa, os homicídios são responsáveis por 39,7% das mortes de jovens no Brasil. O estudo aponta que as taxas mais elevadas, acima de 60 homicídios em cada grupo de 100 mil jovens, estão na faixa dos 19 aos 23 anos de idade. O jovem morre de forma diferente na atualidade. A partir da década de 1980, houve um novo padrão de mortalidade juvenil. Em alguns estados, a morte de mais da metade de jovens foi provocada por homicídios. Alagoas é a unidade federativa que tem a taxa de homicídio juvenil mais alta do país (125,3). Depois, vêm o Espírito Santo (120), Pernambuco (106,1), o Distrito Federal (77,2) e o Rio de Janeiro (76,9). Houve um crescimento considerável das taxas no interior do país. É a chamada de 'interiorização da violência'. Esse quadro de violência entre jovens no país exige das autoridades públicas uma profunda reflexão, desafios que só podem ser respondidos com integração e superação de obstáculos, com uma efetiva política nacional de combate à violência, incluindo um sistema de informação que mostre o mapa da violência em tempo real. Não há no Brasil uma situação atualizada em tempo real do crime. E é impossível ter uma ação de segurança pública sem informação.
(Caos Markus)

QUINTA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2011: "CÁLCULOS"

A ONU deveria, antes de qualquer apressada decisão, consultar "O Homem que Calculava", de Malba Tahan. Pois, a questão aritmética é deveras importante nesses conflitos. Senão, vejamos. Cuba, Coréia do Norte e Albânia não têm assento no Conse...lho de Segurança das ditas "Nações Unidas", como outros tantos dos 192 Estados-membros. No entanto, são 3 países considerados "personae non gratae" na própria ONU. O escrutínio deveria contar, então, em nome da efetiva democracia, também com os votos da 'Organização das Nações e Povos Não Representados', a UNPO, com 56 membros. Ou Democracia é o governo da maioria, mas com o voto da minoria?! (Caos Markus)