Páginas

domingo, 13 de fevereiro de 2011

SÁBADO, 2 DE ABRIL DE 2011: "CONVERSÊ"

"A escola é estadual, a Dilma não tem nada com isso. É preciso cobrar o Alckmin!" Curti. Porque, ao que parece, é você quem "curte" com a nossa "cara". Afinal, já foi proclamada a República do Piratininga!? O Estado de São Paulo não é mais uma Unidade da Federação!? Não está a sua própria Constituição subordinada à Magna Carta!? Ora! O descumprimento do governo paulista no que tange a destinação de verba à Educação, conforme determinado na Constituição Federal, implica até mesmo em intervenção no Estado de São Paulo; obviamente, pela União. Alckimin e Dilma, com efeito, são cúmplices dessa mais evidente ilegalidade. Ou, será, justifica-se esse descalabro, ainda sendo São Paulo a tal da "locomotiva" que move o Brasil?!! Que outro santo, nenhum Paulo, venha então em nosso socorro... Ou é caso para Ogum?! "Colega Marcus. Não estou curtindo com a tua cara, aliás nem te conheço. Só conheço a realidade das escolas estaduais de SP, cuja responsabilidade é do governo paulista. E posso te garantir que as condições são de chorar... Os salários dos professores paulistas é um dos piores do Brasil, acho que o pior. Na contramão do estado mais rico. Lamentável, tanto descaso de quase 20 anos de PSDB!" Ter me chamado de 'colega' foi o mais acertado em sua assertiva. Não precisamos nos conhecer quando temos a mesma profissão. Somos mesmo colegas porque eu também sou professor. E como tal entendo que lado a lado caminham o substantivo 'prof...essor' com o verbo 'professar'. E professo: ensino laico pressupõe, inclusive, observar a acepção "educare" desprovida de ideologias e sectarismos (partidos, facções). Não são 20 anos de descaso. Muito maior o tempo, muito mais grave a omissão, sim, criminosa. Ou as vítimas se resumem nos docentes?! O corpo discente e, de resto, toda a sociedade, não são vitimados por essa reincidência da ilegalidade ?! Marga, temos ou não um Pacto Federativo?!!!
(Caos Markus)

SEXTA-FEIRA, 1 DE ABRIL DE 2011: "POR QUE?"

O neoliberalismo te convida para um fausto banquete. Sem titubear, tu compareces. Terminada a suntuosa refeição, retiram-se, satisfeitos, os comensais. Tu ficas para lavar a louça e limpar os banheiros. Não compreendes porque? (Caos Markus)

QUINTA-FEIRA, 31 DE MARÇO DE 2011: "DOR DE COTOVELO"

Em resposta a estresses psicossociais, é sempre crescente o fenômeno psíquico da somatização. Com efeito, de origem psicossocial explícita, são pouquíssimos os casos onde as reclamações não aparentam evidências. Experimenta-se, assim, o sofrimento somático, representando-o por manifestações físicas com lesões orgânicas, e através de sintomas físicos. Originariamente sendo considerada a 'linguagem', a 'fala dos órgãos', a somatização traduz emoções várias. O indivíduo contemporâneo, tendente a ser subjugado nas condições sócio-econômicas que persegue como referência de sucesso, mais comete do que é acometido dessa enfermidade, causada por sua rendição ao modelo excludente que, contraditoriamente, o conclama à participação. A popularmente denominada "dor de cotovelo" é generalizada expressão dessas "lesões". Da irreal 'inclusão social', advém então o auto-flagelo do próprio excluído. (Caos Markus)