Páginas

sábado, 20 de novembro de 2010

SEGUNDA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2010: "TRANSGREDIR"

Um sistema de dominação pode legitimar-se utilizando padrões de racionalidade técnica, institucionalizando a não menos ideológica tecnocracia. Equacionar esse problema é transformar socialmente a formação acadêmica, acrescentando à informação de cunho essencialmente técnico a formação para a vida. Mais que simples possibilidade, essa é uma probabilidade, a confirmar-se somente quando o aprendizado for, pelas ciências, o da reflexão acerca das consequências práticas dessa lacuna, quando, então, poderão resgatar e renovar energias dirigidas a formação acadêmica voltada à transformação social. Transgredir será, com efeito, superar a agressão, imprimindo-se ascendência à sociedade, forjando-a em contínua sucessão de novas formas. (Caos Markus)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

DOMINGO, 26 DE DEZEMBRO DE 2010: "IMPOSITIVO"

Se a norma deve corresponder a uma realidade concreta, também, a um só tempo, não se pode relegar a plano secundário a natureza da ciência jurídica, qual seja, 'normativa', em absoluto. Todavia, no Brasil, hoje, é tendência que se consolida explicar o mundo jurídico tão-somente através da Sociologia, em exage...ro muito próximo a desvio doutrinário; ou, dando "nome ao bois", atalho denominado "Sociologismo Jurídico". Ora, inegável, é de se reconhecer a vantagem ao jurista de não perder contato com a realidade histórico-social. Condenável, entretanto, é o Direito excluir toda especulação ideal sobre a justiça e acerca dos valores éticos, visando, assim, transformar 'fatos' em 'valores'. Com efeito, a impositiva "cultura da conciliação", prática usual em todas as instâncias do Judiciário, traduz-se em negação dos nossos fatos históricos-sociais, subverte o Direito, e oculta a concretude de outra realidade -a epidemia do corporativismo na magistratura; fenômeno este que se presta a apartar o cidadão 'jurisdicionado' da 'casta judicante', ficcionando "direitos" àquele apenas para a preservação dos privilégios desta. É o Estado-Juiz, fac-simile do Estado Político-Administrativo institucional, a proclamar 'emancipação popular' (mesmo com recusa ao Direito Alternativo, a via típica dos movimentos sociais), enquanto mantém para si patrimônio que nem 'de fato' nem 'de direito' lhe pertence: a nação brasileira.
(Caos Markus)

SÁBADO, 25 DE DEZEMBRO DE 2010: "FUTURISMO"

Eis que somos do futuro a vanguarda: na supressão do antagonismo, positivamos o consenso, institucionalizando a cultura da conciliação; sacralizando o profano, celebramos o paganismo abençoado; no coloquial, toda a erudição da nossa retórica; e na mímica, a exclusiva manifestação gestual do amor. Eis que fomos ao futuro sem o pretérito e o presente na bagagem.
(Caos Markus)

domingo, 14 de novembro de 2010

SEXTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2010: "CODINOME"

Já vai tempo, não dividiram o 'homo-erectus' em 2 categorias?! O "homo-sapiens" e o "homo-sapiens-sapiens"? Sim, (in)certamente, tudo mudou para pior. A 'Idade Contemporânea' tem um codinome: 'Mad Max'.
(Caos Markus)

QUINTA-FEIRA, 23 DE DEZEMBRO DE 2010: "APÓCRIFA"

A História não aborda verdades nem ficciona mentiras. Por si mesma, ela sequer existe. Narrativas não são História, mas apenas fluente retórica na voz de intérprete do fato alheio, no ato ignorado. A História é apócrifa.
(Caos Markus)

QUARTA-FEIRA, 22 DE DEZEMBRO DE 2010: "LIÇÃO"

Desprezível o mundo a quem, aviltado no desprezo aos prodígios da mente, não se recusa a empenho sobre-humano -o resgate à vida de tantos os reduzidos a existência onde ausente qualquer pertinência. Regredir, então, é da eternidade a lição final. (Caos Markus)