Páginas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

DOMINGO, 26 DE SETEMBRO DE 2010: "DEMO"

Platão (428-328 a.C.) não acreditava na democracia. Para ele a política, a boa condução dos homens em sociedade, era um arte que somente bem poucos dominavam. A idéia central, o escopo do pensamento político de Platão, indica que sempre, não importa a forma do regime, nem se ele é ou não democrático, as massas serão sempre conduzidas por uma elite dirigente de especialistas da mais diversa natureza que se arroga no direito de conduzir o destino de todos. “Em qual dessas constituições reside a ciência do governo dos homens, a mais difícil e a maior de todas as ciências possíveis de se adquirir...” , refletia Platão em "O Político" (séc. IV a.C.). Contemporaneamente, podemos dizer: 'Democracia é o governo (do) povão, (pelo) zé-povinho e (para) o povaréu'.
(Caos Markus)

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

SÁBADO, 25 DE SETEMBRO DE2010: "EX-VOTO"

Eu defendo o ex-voto. À maneira da figuras esculpidas em madeira ou cera (muitas vezes representando partes do corpo que estavam adoecidas e foram curadas; colocadas em igrejas para pagar promessas), entendo que as promessas nas campanhas políticas só serão pagas se nós -eleitores- cuidarmos do troco. Utilizando a urna como caixa registradora, depositaremos, então, os nossos ex-votos aos candidatos adoecidos no contágio virulento do poder.
(Caos Markus)

terça-feira, 7 de setembro de 2010

SEXTA-FEIRA, 24 DE SETEMBRO DE 2010:

Se o 'corpo humano' é formado de três partes -cabeça, tronco e membros-, já o 'ser humano' é constituído de mais duas, essenciais ao seu caráter e somente perceptíveis em reais processos de interação do indivíduo com a sociedade: a 'dignidade' e a 'honra'. Crianças, somente aprendemos a andar se amparados por adultos. O mesmo ocorre com a 'dignidade' e a 'honra': ou aprendemos o que elas são ou jamais saberemos para que servem. (Caos Markus)

QUARTA-FEIRA, 22 DE SETEMBRO DE 2010:"ALFABETIZANDO DEUS"

Pelo simples fato de saber escrever (qualquer coisa, de A a Z), você é um porta-voz da Verdade, missionário do Verbo, muito longe de ser ateu, e bem próximo do Divino. E não? Vejamos. A palavra 'alfabeto' procede do grego 'alfa + beta'. O termo 'ab' (ou 'ib') também foi usado pelos hebreus, denominando a máxima divindade, ou seja, Deus. Conforme, pois, essa etimologia, 'ab' são as duas primeiras letras do alfabeto (hebraico e grego). 'A' = 'aleph' (e 'alpha'). No hebraico, 'pai'. E 'B' = 'bet' (e beta). No hebraico, 'útero' . A união destas letras compõe, então, a própria palavra 'alfabeto', significando 'a Palavra', 'a Verdade', ou o 'Verbo'. O próprio Deus, enfim. 'Pai' e 'mãe', na concepção hebraica.
(Caos Markus)

TERÇA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2010: "À MANEIRA DOS CESARES"

INDEPENDÊNCIA (PARA QUEM ?) OU MORTE (DE QUEM ?) Dois dias antes da sua partida, Dom João VI "aconselhou" o filho: "Pedro, o Brasil brevemente se separará de Portugal. Se assim for, antes seja para ti, que me hás de respeitar, do que para alguns desses aventureiros". Filho obediente, Pedro outra coisa não faria. PENDÊNCIAS (COM A INGLATERRA, PRINCIPALMENTE) EXIGIAM O BRADO. O "GRITO" SILENCIOSO VIRIA DEPOIS, NA CONSTITUIÇÃO DE 1824 (COM O ATO ADICIONAL DE 1834). UM MONARCA PERSONALISTA, PEDRO I, MUNIDO DO 'PODER MODERADOR', DESCAMBOU NUM GOVERNO DESENFREADAMENTE PESSOAL. O IMPERADOR GARANTIA A SUA PRÓPRIA INDEPENDÊNCIA, EM DECRETO DE MORTE AO ESTADO NACIONAL BRASILEIRO. "Parabéns, ó brasileiro, Já, com garbo varonil, Do universo entre as nações Resplandece a do Brasil." (Ou,à maneira dos cesares:"Que seja escrito, lido e cumprido".) (Marcus Moreira Machado)

domingo, 5 de setembro de 2010

SEGUNDA-FEIRA, 20 DE SETEMBRO DE 2010:"RAZÃO CONSCIENTE"

O conflito desordenado de forças individuais, uma vez substituído pela formulação de regras conquistadas pela inteligência, cederá espaço à noção categórica da moral, obtendo-se, assim, a consciência como imperativo acima mesmo da lei. Sendo a civilização uma educação, à concepção de um ditame intelectual e moral está condicionado o desenvolvimento da razão humana; a primeira renova-se à medida em que a segunda é aprimorada, e, reciprocamente, uma e outra determinam o maior e o menor progresso das relações sociais. Sociedade e homem são, afinal, mecanismos e produtos da razão consciente.
(Marcus Moreira Machado)

DOMINGO, 19 DE SETEMBRO DE 2010:"ADVENTO"

A desintegração e o conflito têm acompanham o processo das modificações fundamentais dos períodos revolucionários da raça humana. Reconhecer e preparar-se para advento de uma nova época, evitando a análise superficial, pela adoção de critérios de identificação das causas mais profundas e impessoais, será não escolher a alternativa mais pobre de resistir às mudanças. Como a maior parte da população não herda a cultura conseqüente do acúmulo das experiências da civilização humana, impõe-se o reconhecimento dos malefícios causados pela ignorância, como percepção de uma nova educação norteada para a compreensão da atualidade. O desprezo por essa educação significará perpetuar a ignorância, já considerada como endêmica em nossa civilização.
(Marcus Moreira Machado)

SÁBADO, 18 DE SETEMBRO:"RETARDAR"

O progresso humano, assim, não só lento, é também interrompido muitas vezes pela ignorância. Quatro ramos de parentes de uma única árvore genealógica racial, a superioridade ou a inferioridade de determinarmos grupos humanos devem-se exclusivamente à permuta de idéias e experiências no primeiro caso, e ao isolamento, no segundo. O encaminhamento, por exemplo, de muitos povos de partes diferentes do mundo para o vale do Rio Nilo, como passagem obrigatória nas viagens das raças primitivas de uma região para outra, sempre à procura de alimentos e abrigo, propiciou, pela concentração de grande massa humana, constituída por homens vindos de lugares tão frios como os das geleiras ou tão quentes como os do mar, um acréscimo às idéias individuais, pela troca de hábitos diferentes em culturas distintas. Da mesma forma como a superação da barbárie pelo advento da pré-civilização se operou através da incessante aproximação dos povos, e assim sucessivamente, o processo humano tem sido retardado pelos membros mais ambiciosos da família humana que, inconscientes, supostamente promovendo a modificação e a diferenciação das espécies, em processo de seleção natural, atrasa em milhares de anos o processo civilizatório, pelo confinamento oriundo de sucessivas guerras.
(Marcus Moreira Machado)

SEXTA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO DE 2010: "CONJUGAÇÃO"

No antagonismo, o distanciamento das premissas, por oposição uma à outra, não constitui obstáculo a pontual silogismo. Porque na conjugação de proposições tangentes conclui-se a conveniência, superado, então, o próprio raciocínio. (Caos Markus)