Páginas

quinta-feira, 10 de junho de 2010

DOMINGO, 11 DE JULHO DE 2010: "DO PÃO"

Na "filosofia" do Pão e Circo, hoje falta o pão, porque são muitos os "imperadores" abocanhando o 'poder' da política circense.
(Caos Markus)

SÁBADO, 10 DE JULHO DE 2010: "IGUALZINHO"

Essa idéia pretensamente socialista de querer acreditar que todos os homens são iguais impregnou legisladores e juristas pátrios. E como tudo o que nós brasileiros consumimos, o fazemos com atraso de pelo menos vinte anos, ainda não se descobriu que 'competitividade' deveria ser a trajetória salutar dos 'competentes'. Essa visão esteriotipada coloca num balaio de gatos atores da megalomania e neo-colonizadores do ideário nacional.
Na parafernália, população e povo acabam sendo também iguais...
(Marcus Moreira Machado)

SEXTA-FEIRA, 9 DE JULHO DE 2010: "FORMAR A INFORMAÇÃO"

Se há algo de admirável no norte-americano é, certamente, a sua inegável democracia interna. Os gringos não se envergonham de ser lobistas, quando isso deva ser o mais correto e sincero num político. Cá entre nós, o mesmo procedimento é condenado como conduta desonesta. Um absurdo! O parlamento não deveria existir se não existisse para grupos exercerem pressão uns sobre outros. Negar essa sistemática é ser o verdadeiro populista demagogo: aquele que não assume a benéfica qualidade de corretor dos interesses nacionais, vendendo o seu peixe por um bom preço, não é político, porque não sabe o que é 'polis'. E, no caso, todo bom político-corretor (ou lobista) necessita de espaço, como qualquer outro camelô que na Praça da Sé expõe e vende o seu artigo colocando a boca no trombone. Eis o desafio: informar e formar opiniões. No momento, a novela política está mais assemelhada aos melodramas mexicanos, sem nenhuma graça, sem nenhum encant (Marcus Moreira Machado)

QUINTA-FEIRA, 8 DE JULHO DE 2010: "PADRÃO"

Sob o pretexto de evitar o abuso econômico por partidos aquinhoados com verbas publicitárias oriundas de indeterminados e seletos grupos, o que de fato conseguiu a recente 'legislação' foi entediar mais (como se isso fosse possível) o respeitável público que se acotovelam nas estreitas catracas do Gran Circo Brasil, à espera de uma produção melhor cuidada. Nós brasileiros, promovidos a fidalgos, com direito a escolher em horário nobre da propaganda eleitoral gratuita os mandatários da nação, somos isso sim forçados a assistir um espetáculo muito pobre em imagem e total ausência de ação. Padronizados, reduzidos a insignificância que talvez façam alguns por merecer, uma legião de candidatos desfila pela miséria nacional, ora prometendo e ora prometendo que nada vai prometer, essa a estratégia ainda mais vazia do palanque eletrônico com coreografia limitada pela Justiça Eleitoral.
(Marcus Moreira Machado)

QUARTA-FEIRA, 7 DE JULHO DE 2010: "CONFIRMAÇÃO"

Nessa "crise", a que não condiz à co-respectiva etimologia, e, pois, nunca 'passa'; nesse "caos", o que não respeita nem a Filologia, e, com efeito, nada segue 'adiante'; é sempre êxtase, comoção, a existência de confirmadas Criaturas, a não depender de deus algum para ser Criador.
(Caos Markus)

TERÇA-FEIRA, 6 DE JULHO DE 2010: " ORAI ! "

Meus amados irmãos! Você que tem muita dor de cabeça, você que tem um parente que bebe, você que parece que não reza e que ainda acredita no poder do voto... Caríssimos irmãos, não é pelas drogas, pelo sexo, pela luxúria, pela fornicação que vocês encontrarão a paz! Seus corações têm alimentado o ódio e a inveja, e somente conseguiram a ruína da alma, a pobreza do espírito!
Você que padece de mal que nenhum médico descobriu a cura, e, por isso continua com essa crônica dor de cotovelo... Você que já fez de tudo para matar o seu irmão, a sua mãe, e herdar o patrimônio da família... Você que procurou no poder dos homens a redenção! Meu irmão, nós oramos por você, oramos pela idiotice dessa vida besta que você leva, se achando o maior, o melhor, acreditando-se o mais esperto só porque não devolveu o troco a mais na padaria. Irmãos, a cura está próxima... Nós os libertaremos das garras desse demônio que quer se apoderar de suas mentes, mesmo que vocês sejam os demônios em pessoa! Você que está desesperançado, pessimista, com titica de galinha na cabeça... pare de cacarejar igual a uma broaca velha! O poder da nossa oração o libertará, e você poderá então obter a divina graça de enxergar novamente mais de um palmo além de seu nariz... e você andará novamente de quatro, deixando de se rastejar qual um réptil, voltando a ser o símio de sempre! Oremos todos! (Caos Markus)

SEGUNDA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2010:"RESERVA"

O futuro da humanidade está reservado, eu creio, ao amor incondicional, sem o imperativo das ideologias várias, independente e emancipado, insubordinado e indulgente. E, para muito além da eternidade, é missão do homem na terra procurar na justiça a fraternidade, como se ouvisse de Salomão a advertência: "-Guarda o teu coração acima de tudo, porque dele provém a vida". Pois ninguém possuirá como sua maior força a da crença na humanidade que habita em cada pessoa.
(Marcus Moreira Machado)

DOMINGO, 4 DE JULHO DE 2010:"TOLERÂNCIA"

Parece insignificante, inútil, qualquer esforço para ser feliz. Digo da felicidade que não depende de pessoas a quem a gente ama, não se completa com o amor que recebemos. Eu falo da felicidade de almejarmos uma nação governada pela tradição de comuns aspirações; a de um povo vivendo sob a perspectiva de uma pátria auspiciosa. Mas... Quanta dissimulação! Basta o inútil pranto pela morte imediata de milhões de almas vítimas da sofreguidão! E por que eu deveria me calar? Por que eu seria obrigado ao silêncio da conveniência? Já passei toda uma infância e juventude observando e assimilando a indignação e a perplexidade dos mais velhos, traduzida na "indiferença" estratégica, ou, muito mais, nas dissimulações ante ditaduras e populismos opressores. Afinal, hoje, com muita amargura, me percebo envolvido em cenas de mais formidável tragédia, num caos não imaginado sequer por Zoroastro, na barbárie consentida, estimulada e tolerada.
(Marcus Moreira Machado)

SÁBADO, 3 DE JULHO DE 2010:"BASTIDORES"

Ao longo da vida, sempre existirão os que pretendam irradiar luz própria, clareando a caminhada de quem almeja, contudo, não sabe respirar mas aliviado. Haverá outros, aqueles que viram arcos-íris, vestidos de camaleão, no inverno crepuscular das gentes opacas. Alguma diferença substancial poderá separar um do outro? Nenhuma. Somente um lapso de tempo os distinguirá, porque será nos bastidores o revezamento entre protagonistas e figurantes, no enredo dos aplausos de uma platéia que jamais perderá a encenação do sua própria peça. E quem deixar o segundo ato, no pano de fundo, preparará a maquiagem do "avant-premier" seguinte.
(Marcus Moreira Machado)

segunda-feira, 7 de junho de 2010

SEXTA-FEIRA, 2 DE JULHO DE 2010: "MORFO"

O 'potencial' (hoje já esquecido como sinônimo de 'virtual')ascende a realidades, se subordinado às interdependências; ou transcende ao surreal, quando vinculado a imaginários. A perpassá-lo, buscamos 'formas'. A vida, pois, é morfo-lógica !?
(Caos Markus)