Páginas

sábado, 14 de março de 2009

DOMINGO, 29 DE MARÇO DE 2009:"ALIEN"

O homem dito 'normal', o não alienado, portanto, poucas vezes -sabemos- produz, de fato. Ele reproduz, tão-somente. Já o (a)normal, porque afastado das normas, distante das regras, maior possibilidade tem (face à inexatidão de sua existência) de 'criar' -isto que é o mais próximo de 'produzir'. Com efeito, se os antigos alienistas "cuidavam" da "saúde mental" dos alienados, hoje, só os alienígenas podem dispensar o serviço dos psiquiatras.(Marcus Moreira Machado)

sexta-feira, 13 de março de 2009

SÁBADO, 28 DE MARÇO DE 2009:"AQUISIÇÃO"

Considerando a exteriorização de sentimentos ou desejos insatisfeitos, em razão da preterição, a que se habituou denominar 'recalque', ousarei crer que o 'individual' contém parcela de caráter "adquirido" no coletivo, desde tempos imemoriais.(Marcus Moreira Machado)

SEXTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2009:"TEMPORALIDADE"

NA REVOLTA, A HUMANIDADE É CONJUGADA EM TODOS OS TEMPOS.
NA REVOLUÇÃO, APENAS NO FUTURO DO PRETÉRITO.(Marcus Moreira Machado)

segunda-feira, 9 de março de 2009

QUINTA-FEIRA, 26 DE MARÇO DE 2009:"TRÁFICO"

Marx não declarou que 'Deus é o ópio do povo'. Pela raíz, ele criticou "A religião é o ópio do povo". Se Karl Marx acreditasse ou não em Deus, isso seria, é e será de somenos importância. Importa muito, contudo, que, em sua dialética, pelo materialismo histórico, Karl Marx tenha identificado -de maneira indireta, mas com veemência- a Igreja enquanto Instituição traficante do ópio do povo: a religião.(Marcus Moreira Machado)