Páginas

sábado, 23 de agosto de 2008

QUARTA-FEIRA, 27 DE AGOSTO DE 2008: "PEDRAS".

No meio do caminho havia uma pedra; havia uma pedra no meio do caminho. Para falar a verdade, era tanta pedra no meio do caminho que metade dele jamais seria caminhar.(Marcus Moreira Machado)

TERÇA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2008: "ENTIDADE".

A lei regente de toda e qualquer fenomenologia, a entidade real de variada gama de axiomas, sobre os quais o impoderável se transforma indefinidamente -a este conjunto chamamos, habitualmente, 'universo'. Nós, os seres humanos, somos guiados, por efeito, não só por nossos pensamentos, mas também por essa mesma 'entidade real'. Identificá-la requer aprender e apreender, ou seja, pensar o sensorial e sentir o vaticínio.(Marcus Moreira Machado)

DOMINGO, 24 DE AGOSTO DE 2008: CRÍTICA 5 (ao texto 'Apreensão')

Dor!!! Medo!! Angústia!! Terror!! Dor!!! Dor!! Dor!...Intensidades de quem APREENDE a idealizar seu EU.

NOS REGIMES TOTALITARISTAS, OS TIRANOS IMPÕEM SUAS VERDADES E CRENÇAS. NÃO HÁ O DIALÓGICO, A CONSTRUÇÃO POR SOLIDEZ, NO OUTRO. APENAS A VERDADE QUE O DITADOR APREENDE COMO ÚNICA.(anônimo)

SÁBADO, 23 DE AGOSTO DE 2008: CRÍTICA 4 (ao texto 'Vigília').

Vigiar e punir -o caos- qual dos verbos é o diagnóstico de Ponty para o neoliberalismo... Isso dá assunto "prá mais de metro".

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

SEXTA-FEIRA, 22 DE AGOSTO DE 2008: "UNIVERSAL".

Tem-se erroneamente como sinônimas 'JUSTIÇA' e 'LEI'. Embora por sua natureza comum estejam ambas vinculadas entre si, a Justiça é princípio universalmente estabelecido, consistente, por primazia, na observação de direitos individuais.
Considerada a pluralidade das virtudes humanas potencializadas, a Justiça só fará jus a esse conceito ao perseguirmos a sua incomensurável perfeição.
Leis são restritas, regras apenas, determinadas em nome da Justiça. E como a concepção de Justiça evolui com o homem, as leis refletirão continuamente um ordenamento moral definido, porém, nunca defeinitivo; uma cultura condicionada e, por isto, sempre provisória; uma padrão psicológico cuja pretensa rigidez é fragilizada pela inevitável alteridade.
Ora, inegável, quando o humano ser refoge do império da consciência é, então, orientado por circunstâncias e correlatas conveniências personalíssimas: o rumo à imperfeição.
Com efeito, tão-somente na conjugação do 'legal' e do 'moral' -enquanto valores- à Justiça será assegurado o seu atributo inequívoco de fundamental universal.(Marcus Moreira Machado)

terça-feira, 19 de agosto de 2008

QUINTA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2008:"SUBSTANCIAL".

Uma só é a realidade em tudo o que existe, não obstante o descomunal esforço do homem para diversificar classificações em nomenclaturas pretensamente identitárias. Nessa ilusão segue a vida o ser humano: discriminar, quantificar e qualificar. E assim agindo, ignora que todo o existente só pode ser experimentado. Na vã intenção de, através de 'definição', por meio de 'explicação', determinar alguma coisa, inobserva a supressão da 'vida' dessa mesma coisa, privando-a do dinamismo, fixando-a na imobilidade. Por isso, faz-se necessária a auto-vigilância, a fim de que todos duvidemos de nossos entendimentos, das certezas que se nos aparentam imutáveis. Porque toda explicação, qualquer conceituação, resultam em insana busca de respostas vertidas na ilusão, ficcionadas e transitórias, a gerarem inúteis e estéreis conflitos. Pois, procuramos frequentemente uma melhor imagem para nós mesmos, ou seja, uma outra ilusão.
Afinal, o esclarecimento efetivo não advém tão-somente do estudo ou de mudança de respostas. Aproximar-se da verdadeira substância, mesmo sem jamais alcançá-la em definitivo, é ver as coisas como elas simplesmente são: uma rosa é uma rosa, a paz é a paz, o amor é o amor...(Marcus Moreira Machado)

domingo, 17 de agosto de 2008

QUARTA-FEIRA, 20 DE AGOSTO DE 2008: Crítica 3.

Crianças! Elas insistem e por demasiadas vezes não resistem.Será que também a estes aí é pregado um Deus que exige subserviência a fim de que lhes seja garantida a recompensa no dia do juízo final?(anônimo)

TERÇA-FEIRA, 19 DE AGOSTO DE 2008: Crítica 2

Terceira fase do capitalismo:Monopolista -financeira.Mercado globalizado,organizado por sistemas informatizados que propiciam circulação imediata das informações e transferência de "valores" no tempo preciso da realidade.Com isso detentores do poder(investidores)na ciranda financeira investem e retiram seu capital dos países num leilão de lances rápidos onde "quem dá mais leva." "Lucro a qualquer custo".Valem-se ainda do "Truste"(num desmedido,vale tudo) com vistas ao lucro como meio.Tempos modernos estes!!!A fila anda com rapidez espantosa tão qual o bombardeio das informações via informatização democrática.(anônimo)

SEGUNDA-FEIRA,18 DE AGOSTO DE 2008: Crítica 1.

Dos "Liames aos Pós-conceitos".Entretanto valendo-se da ancestralidade conserva-se a integridade do ser.O que somos,(nosso presente) está intrinsecamente ligado e determinado pelo que fomos,contudo salvo as "observâncias "de não nos considerarmos seres acabados,visto que somos sujeitos da construção.(anônimo)