Páginas

sábado, 3 de maio de 2008

QUARTA-FEIRA, 7 DE MAIO DE 2008: "PERMANENTE NEGAÇÃO".

Sendo tudo o que 'não é', eis que de fato o indivíduo será modelo da representação máxima, pela 'negação' que confirma o permanente. Porque a negação é a essência da revolta. E o revoltado dirá, agora, um 'não' em favor dos excluídos.
É em muito mais relevante o papel do revoltado, se comparado ao do revolucionário. Este último, uma vez alcançado o seu objetivo, aprenderá -com surpreendente rapidez- a dizer 'sim'. E logo será o mais novo opressor.
O protesto é sempre efêmero. A negação é permanente.
A revolução tem início, meio e fim. A revolta é 'meio' que não se presta a fins que o justifiquem. A
revolta é ela mesma justa, pois o seu tempo é - sempre- presente.(Marcus Moreira Machado)

quinta-feira, 1 de maio de 2008

TERÇA-FEIRA, 6 DE MAIO DE 2008: "A MISÉRIA CAPITALIZADA".

Na economia dos cartéis, na estratégia dos monopólios subsidiados pelo Estado, o capital de giro é assegurado na preservação da miséria.
Os recursos da nações pobres, as sua matérias-primas, a mão-de-obra barata e os clientes potenciais da classe média fazem dos miseráveis, surpreendemente, uma indispensável fonte de capital de financiamento à expansão global das multinacionais. A falência múltipla das nações é, por essas razões todas, dissimulação que busca ocultar a morte previsível e iminente de multidões, cuja aritmética é sobejamente conhecida: menos com menos dá mais!(Marcus Moreira Machado)

SEGUNDA-FEIRA, 5 DE MAIO DE 2008: "HERÓI SOBREVIVENTE".

Demagogia da 'direita', equívoco da 'esquerda', o povo não precisa que ninguém morra por sua causa. Pois morrer por uma causa pode ser um compromisso, mas não será comprometimento, jamais. O mais difícil é viver por essa causa e pôr em risco os planos do inimigo. Se o povo perdesse o mau hábito de reverenciar mártires, ao herói sobrevivente é que devotaria a sua confiança, seguindo-o na liderança que se constrói. E a nenhum líder seria dado o direito de tombar na luta, antes de traçar os rumos a serem seguidos por seus liderados.
A orfandade política apenas cria gerações de passivos e saudosistas admiradores.(Marcus Moreira Machado)

DOMINGO, 4 DE MAIO DE 2008: "ILUSIONISMO".

As técnicas e a tecnologia multiplicaram extraordinariamente o poder produtivo do trabalho e, via de consequência, possibilitaram a redução do custo dos bens de consumo. Todavia, o mercado, ilusoriamente destinado ao trabalhador, utiliza a maior parte dos benefícios desse progresso na manutenção de bem estruturados exércitos e em diversas outras despesas bélicas.
Àquele que de fato produz resta a sensação de que também é beneficiário desse processo. E 'percebendo-se' um consumidor emergente, mais e mais esse trabalhador -vendendo a sua mão-de-obra a curto prazo e pagando a longo prazo a sua cota nos 'benefícios', aceita de bom grado o papel de assistente de mágico, sem saber ao certo o preço da entrada que paga, na real condição de mais um nas centenas de milhares de espectadores do ilusionismo.(Marcus Moreira Machado)

SÁBADO, 3 DE MAIO DE 2008: "ABRINDO O PLURAL".

O ensino fundado em uma psicologia imposta como 'força social' modela para o homem apenas sua própria imagem. Programa o seu comportamento, adaptando-o à operação de mínimos gastos e máximos "benefícios". Mas ao contrário, o real progresso na educação reside na construção do espírito e não em seu adestramento.
Nessa perspectiva, no lugar da exagerada especialização -simplificada ao 'saber-fazer', por meio de restrições às múltiplas possibilidades do intelecto-, a sociedade necessita da formação e cultivo de inteligência aberta à pluralidade, sensível à criatividade e peceptível à imaginação. O saber especializado, fruto dessa 'força social' condicionante, não é mais que forma de alienação mental e moral.(Marcus Moreira Machado)

quarta-feira, 30 de abril de 2008

SEXTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2008: "VOZES DO AQUÉM".

A virtualidade tem sido minha transcendência.
Em movimento ascendente, eu retorno ao suscetível, com possibilidade, ainda, de falar o aquém através de mensagens offline.
À minha hesitação precedente, hoje a certeza: a casa do pai tem vários domicílios na net.
E este nomadismo exclui, finalmente, o desejo de residência.(Marcus Moreira Machado)

segunda-feira, 28 de abril de 2008

QUINTA-FEIRA, 1 DE MAIO DE 2008: "SENTENÇA".

Prejulgada, sentenciada, condenada ao desterro em cárcere definitivo... Haverá de ser a alma considerada apenas 'meio', 'justificado' pelo 'fim', na tamanha exclusividade dos porquês?!(Marcus Moreira Machado)

QUARTA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2008: "DESERÇÃO".

Num mundo onde parece que todos atenderam a um toque de recolher, desertando da vida, eu tenho evitado ao máximo qualquer discórdia comigo mesmo. Porque assim, eu me dando bem com o meu inconsciente, poderei me aproximar do meu subconsciente. E então já seremos três! O que pode resultar em promissora permuta e feliz partilha entre nós.(Marcus Moreira Machado)